Trabalho, cultura e criatividade: autonomia/heteronomia dos "empreendedores da música"

Autores

  • Verlane ARAGÃO SANTOS Universidade Federal de Sergipe
  • João SILVERIO MELO SÁ SALES BARROS
  • Hanne SILVA OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i142.4117

Resumo

O objetivo geral deste artigo é o de problematizar a contradição autonomia/heteronomia do trabalhador cultural, a partir da situação do músico/artista em contexto de transformação da indústria fonográfica. Dois aspectos são discutidos: as mudanças nos processos e nas relações de trabalho do músico no Brasil e as temáticas das indústrias criativas e do empreendedorismo cultural, acompanhando os documentos oficiais de entidades supranacionais, do Estado e privadas. Diante dos processos históricos e dos dados levantados, evidenciam-se duas observações conclusivas: a precarização das relações e condições de trabalho dos profissionais da música e a adequação destes a uma Nova Divisão Internacional do Trabalho Cultural, exposta nas propostas para o setor cultural das instituições pesquisadas.

Biografia do Autor

Verlane ARAGÃO SANTOS, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Mestrado Profissional em Economia da Universidade Federal de Sergipe, Brasil

João SILVERIO MELO SÁ SALES BARROS

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe. Brasil. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFS 2016-2018).

Hanne SILVA OLIVEIRA

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFS 2016-2018).

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

ARAGÃO SANTOS, V., SILVERIO MELO SÁ SALES BARROS, J., & SILVA OLIVEIRA, H. (2019). Trabalho, cultura e criatividade: autonomia/heteronomia dos "empreendedores da música". Chasqui. Revista Latinoamericana De Comunicación, 1(142), 203–220. https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i142.4117

Edição

Seção

Monográfico. Convocatoria N°142 (agosto 2019 – Industrias culturales y economía política)