Uma Grounded Theory sobre as experiências de brasileiras com anúncios contraintuitivos

Autores

  • Neide ARRUDA Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i141.4070

Palavras-chave:

Publicidade Contraintuitiva, Grounded Theory, Mulheres Brasileiras.

Resumo

Nesta resenha, apresentamos o livro de Francisco Leite (2018) que destina ao leitor uma grounded theory, ou teoria fundamentada nos dados, sobre as experiências de mulheres brasileiras (brancas e negras) com anúncios contraintuitivos, com moderadores contraestereotípicos, que midiatizam a imagem de mulheres negras como protagonistas. A obra contribui e oferta ao campo dos estudos da comunicação um estudo atual e inédito sobre questões acerca das mediações culturais da raça/ etnia, gênero, classe social e midiatização, bem como sugere um caminho potente e rigoroso, que pode ser replicado, para a construção de outras teorias substantivas que busquem compreender os processos sociais (e psicossociais) que emergem das experiências da sociedade com as materialidades midiáticas.

Biografia do Autor

Neide ARRUDA, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Brasil.

Mestre em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces na teleficção, da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. E-mail: neidearruda@yahoo.com.br .

Referências

Boff, Leonardo. (1999). Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes.

hooks, bell. (2019). O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 6. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.

Leite, Francisco. (2018). Primeiras Experiências com o Racismo: crianças negras, agentes parentais e midiatização. São Paulo: Annablume.

______________. (2014). Publicidade contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação. Curitiba-PR: Appris.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

ARRUDA, N. (2019). Uma Grounded Theory sobre as experiências de brasileiras com anúncios contraintuitivos. Chasqui. Revista Latinoamericana De Comunicación, (141), 413–416. https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i141.4070