Haitianos no Brasil: comunicação e interação em redes migratórias transnacionais

Autores

  • Denise Cogo Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i125.39

Palavras-chave:

comunicação, interação, migrações transnacionais, diáspora haitiana, redes migratórias

Resumo

O artigo analisa a imigração recente de haitianos no Brasil a partir das interações sociocomunicacionais que constituem as subjetividades, trajetórias e agenciamentos desses imigrantes no contexto de suas experiências diaspóricas em redes migratórias transnacionais. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, da realização de entrevistas em profundidade com haitianos e da observação de eventos sobre migração, refletimos sobre como nessas interações se evidenciam enlaces geopolíticos globais entre Brasil e Haiti; se forjam imaginários transnacionais sobre o Brasil como país de imigração e se gesta uma ambiência midiática de afirmação e disputa pública em torno dessa nova imigração como alteridade.

Biografia do Autor

Denise Cogo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-São Paulo)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-São Paulo (Brasil). Pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Cogo, D. (2014). Haitianos no Brasil: comunicação e interação em redes migratórias transnacionais. Chasqui. Revista Latinoamericana De Comunicación, (125), 23–32. https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i125.39

Edição

Seção

Tema Central