O Mercosul na produção acadêmica brasileira de comunicação social: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i134.2927

Palavras-chave:

democracia, participação social, pesquisa acadêmica, Mercosul

Resumo

Este trabalho analisa o cenário acadêmico da pós-graduação stricto sensu e a produção de teses e dissertações em comunicação que têm o Mercosul como questão de pesquisa. As técnicas utilizadas foram: análise dos dados da Fundação Alexandre Gusmão e do Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (FUNAG/IPRI), levantamento bibliográfico e análise documental. Conclui-se que, em vinte e cinco anos de existência, as produções acadêmicas na área de comunicação sobre o Mercosul foram poucas pois: i) faltam incentivos institucionais às pesquisas em comunicação; ii) persiste certa indiferença frente ao debate sobre democratização das comunicações; iii) os governos optaram pela manutenção da diplomacia tradicional, o quê dificulta o acompanhamento de negociações e restringe espaços de participação social.

Biografia do Autor

Monica Nubiato Matos, Universidade de Brasília

Mestre em Políticas de Comunicação e de Cultura na Universidade de Brasília; bacharel em comunicação organizacional pela Universidade de Brasília.

Referências

Amorim, C. (2011). Conversa com jovens diplomatas. São Paulo: Benvirá.

Barros, C. T. G. (2016, setembro 13). Hotmail [Mensagem de Correio Eletrônico]. Recuperado de http://bit.ly/2ntmsFW.

Brittes, J. (2016, setembro 10). Hotmail [Mensagem de Correio Eletrônico]. Recuperado de http://bit.ly/2ntmsFW.

FUNAG/IPRI (2015). Fundação Alexandre Gusmão/Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais. Teses e dissertações sobre o MERCOSUL. Recuperado de: http://bit.ly/2mOLo7H.

FUNAG. (2015). Fundação Alexandre Gusmão. Banco de Teses – Mercosul. Recuperado de http://bit.ly/2mOLzzT.

FUNAG. (2015). Fundação Alexandre Gusmão. Teses Mercosul – Universidades. Recuperado de http://bit.ly/2mOJB2u.

Andrade, A. (1997). O Mercosul é Notícia? En Lopes, M. I. de & Melo, J. M. de (Eds.) Políticas Regionais de Comunicação: Os Desafios do Mercosul. Londrina: UEL.

Lima, V. A. (1997). Políticas Regionais de Comunicação: novos atores, velhos problemas. En Lopes, M. I. de & Melo, J. M. de (Eds.) Políticas Regionais de Comunicação: Os Desafios do Mercosul. Londrina: UEL.

Lopes, M. I. de & Melo, J. M. de. (1997). Prefácio. En Lopes, M. I. de & Melo, J. M. de (Eds.) Políticas Regionais de Comunicação: Os Desafios do Mercosul. Londrina: UEL.

McCarthy, C. M. (1997). O Impacto do Mercosul sobre a Editoração no Brasil. Ciência da Informação, 26(1). Recuperado de http://bit.ly/2nL9EGS.

Melo, J. M. de (2008). Prefácio. En Duarte, J. & Gobbi, M. C. Mercosul sob os olhos do mundo: como jornais de 14 países apresentaram o Mercosul a seus leitores. Pelotas: Editora UFPel.

Nubiato, M. M. (2017). Direito à Comunicação e Participação Social na Política Comunicacional do Mercosul. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Brasília, Brasília.

Nubiato, M. M. & Silva, D. I. (2016). Políticas de Comunicação do Mercosul: Considerações sobre Diplomacia Pública. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom. Recuperado de http://bit.ly/2m7GmpU.

Ribeiro, S. E. (2012). Mercosul: Sobre Democracia e Instituições. (Dissertação de Mestrado) Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC) da Universidade Brasília, Brasília.

Santos, B. M. dos. (2011). Direito Internacional Público. En Kocher, Bernardo (Ed.) Globalização; atores, ideias, instituições. Rio de Janeiro: Mauad.

Steinberger-Elias, M. (2005). Jornalismo e imaginário internacional sobre o Mercosul. Estudos em Jornalismo e Mídia, 2(2), 63-73.

Mercosul. Tratado de Assunção. (1991, março 23). Tratado para a Constituição de um Mercado Comum entre a República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai. Assunção, Paraguai. Recuperado de http://bit.ly/1GhigWQ.

Mercosul. Protocolo de Ouro Preto. (1994, dezembro 17). Protocolo Adicional ao Tratado de Assunção sobre a Estrutura Institucional do Mercosul. Ouro Preto, Brasil. Recuperado de http://bit.ly/2mVcXOb.

Mercosul. Decisão CMC 23/05. Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul. Recuperado de http://bit.ly/2nxipVT.

Mercosul. Decisão CMC n°47/14. Diretrizes da Política Comunicacional do Mercosul. Recuperado de http://bit.ly/2ntssOR.

Downloads

Publicado

2017-04-29