Deus e o diabo nas terras do Sul
DOI:
https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i131.2655Palavras-chave:
linguagem, comunicação, rádio, jesuítas, catequeseResumo
O artigo aborda a reflexão crítica sobre as estratégias de linguagem utilizadas pelos jesuítas no trabalho de catequese dos povos indígenas na América, a partir do século XVI, e os processos de comunicação empregados pelos Estados Unidos e suas agências para buscar aproximação cultural com as populações sul-americanas durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, tomando como parâmetros o rádio e o imaginário social, assim como a relação entre educação e comunicação em dois períodos da História no continente americano. O elo entre os dois momentos pode ser compreendido na relação dominador-dominado, colonizador-colonizado que perpassa os dois relatos.Referências
Ferrari, A. (1968). Igreja e desenvolvimento. O Movimento de Natal. Natal: Fundação José Augusto.
Gargurevich, J. (1981). A golpe de titular. CIA y periodismo en América Latina. Praga: Videopress.
Gruzinski, S. (2004). A colonização do imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol. Séculos XVI-XVIII. São Paulo: Companhia das Letras.
Hall, S. (1998). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.
Kaplun, M. (1978). Producción de programas de radio. El guión y la realización. Quito: Ciespal.
Lacouture, J. (1994). Os jesuítas: os conquistadores. Porto Alegre: L&PM.
Leite, E. (1997). Homens vindos do céu: contatos religiosos no litoral da América portuguesa. Séculos XVI e XVII. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias.
M’Bow, M.A. (2010). Prefácio. En: BOAHEN, A.A. (Ed.). História geral da África. VI: África sob dominação colonial, 1880-1935. Brasília: UNESCO, pp. 18-24.
Baeta Neves, L.F. (1978). O combate dos soldados de Cristo na Terra dos Papagaios: colonialismo e repressão cultural. Rio de Janeiro, Forense Universitária.
Baeta Neves, L.F. (1997). Vieira e a imaginação social jesuítica: Maranhão e Grão-Pará no século XVII. Rio de Janeiro: Topbooks.
O’Malley, J.W. (2004). Os primeiros jesuítas. São Leopoldo: Editora Unisinos.
Sodré, N.W. (1966). A história da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Tota, A.P. (2000). O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras.
Souza, L.M. (1986). O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras.
Wainberg, J. (2003). Império de palavras. Porto Alegre: EdiPUCRS.
Zumthor, P. (1993). A letra e a voz: a “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Los autores/as conservarán plenos derechos de autor sobre su obra y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia Reconocimiento-SinObraDerivada de Creative Commons (CC BY-ND), que permite a terceros la redistribución, comercial y no comercial, siempre y cuando la obra no se modifique y se transmita en su totalidad, reconociendo su autoría.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet.

