Produção televisual em rede e integração cultural latino-americana na TAL

Autores

  • Michele Dacas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Simone Maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i129.2509

Palavras-chave:

coprodução, televisão pública, integração latino-americana, TAL

Resumo

América Latina (TAL) e o seu papel no fortalecimento das televisões públicas e culturais da Região, na divulgação desta cultura e na adoção de uma postura alternativa ou resistente face a uma conjuntura histórica de predominância comercial global da produção televisiva regional. Metodologicamente partimos da perspectiva do modelo do circuito da cultura para propor o circuito da TAL e, a partir daí, esboçar as etapas necessárias ao entendimento do processo de representação cultural nessa Rede de televisões. De modo específico centramo-nos na modalidade da coprodução televisual e suas mediações enquanto rede, captadas através do trabalho de campo realizado no Encontro Anual da TAL, em 2014.

"

Biografia do Autor

Michele Dacas, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Comunicação Social (2008) e mestrado em Ciências Sociais (2010), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é relações públicas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), na qual trabalha com a criação e desenvolvimento de projetos de comunicação e produtos de mídia. É membro do grupo de pesquisa em comunicação e Cultura em televisualidades (UFMG), no qual realiza além da pesquisa a articulação com demais grupos de trabalho desse tema no Brasil e no Exterior. Como pesquisador cursa o doutorado em comunicação no PPGCOM da UFMG, onde investiga a representação televisual da cultura latino-americana, através de diferentes modos de exibição e produção audiovisual nas redes de televisões públicas e culturais da América Latina.

Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora no programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

Corrêa, P. (2013). A Experiência da TAL −Televisión América Latina− TAL.tv. Em Rincón, O. (Ed). Zapping TV: El Paisaje de la Tele Latina. Bogotá: FES Comunicación.

García Canclini, N. (2009). Diferentes, Desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: UFRJ.

Getino, O. (1996). Cine y Televisión en América Latina. Buenos Aires: Ciccus.

Hall, S.; Evans, J. & Nixon, S. (Eds.) (2013). Representation. Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Publications.

Hamelink, C. J. (1993). Globalização e Cultura do Silêncio. Em Haussen, D. F. (Org). Sistemas de Comunicação e identidades da América Latina. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Martín-Barbero, J. (2009). Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ.

Senna, O. (2013). As pontes da TAL. Em Tal 10 anos. São Paulo: Editora Pacto das Letras. Pp. 8-11. Disponível em: http://tal.tv/10anos/download/livroTAL10anos.pdf

Sodré, M. (2008). O jogo contra-hegemônico do diverso. Em Coutinho, E.G. (Org). Comunicação e contra-hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

Tabares, S. (2013). A Camisa Quitada. En Rincón, O. (Ed.). Zapping TV: El Paisaje de la Tele Latina. Bogotá: FES Comunicación.

Tavares, D. & Bandeiras de Castro L. (2013). As estratégias de Integração Latino-Americana: o caso TAL. VI CONECO: UERJ.

Viana, M. (2013). O que é a TAL? Em TAL 10 anos. SP: Editora Pacto das Letras. Pp. 16-17. Disponível em: http://tal.tv/10anos/download/livroTAL10anos.pdf

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Dacas, M., & Rocha, S. M. (2016). Produção televisual em rede e integração cultural latino-americana na TAL. Chasqui. Revista Latinoamericana De Comunicación, (129), 165–180. https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i129.2509