Internet e redes sociais: artefato tecnológico ou locus digital para a mobilização política?
DOI:
https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i128.2303Palavras-chave:
cibercultura, mobilização política, virtual-realResumo
A diversidade e multiplicidade dos fenómenos econômicos, culturais e políticos apresenta a urgência de pensar a comunicação a partir de uma multiplicidade de códigos, dado seu caráter polissêmico. Considerando que a apropriação dainternet com finalidade política vem assumindo cada vez mais proporções globais, este trabalho é fruto de uma pesquisa que analisou a prática da comunicação cibernética tomando como objeto de estudo o grupo Fiscal Grapiúna (FG), constituído a partir das inquietações de cidadãos e cidadãs preocupados com os rumos políticos da cidade de Itabuna, Bahia, Brasil, após os resultados das últimas eleições municipais em 2012. O objetivo principal foi detectar se o grupo conseguiu –e em caso positivo até que ponto– mobilizar politicamente a partir da conexão concreta ente virtual e real.Referências
Almeida, V. C (2013). Internet, demandas culturales y minorías en Brasil: resistencia y voz activa en Indios On-line y Central Hip Hop. Diálogos de la Comunicación, 86, 1-15.
Borba, J. (2012). Participação política: uma revisão dos modelos de classificação. Revista Sociedade e Estado, 27(2), 268-288.
Charaudeau, P. (Ed.) (2005). Discurso Político. São Paulo: Contexto.
Castells, M. (Ed.) (1999). A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra.
Foucault, M. (Ed.) (1979). Microfísica do Poder. Río de Janeiro: Edições Graal.
Guimarães Jr. M. (1997). A Cibercultura e o Surgimento de Novas Formas de Sociabilidade. Recuperado de http://portalcfh.ufsc.br/~guima/ciber.html.
Josgrilberg, F. (2012) Locus digital: Um lugar entre tantos outros. Palabra Clave 15 (1). Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=64923563002.
Lemos, A. (2001) Comunicação e cibercultua. São Leopoldo: Unisinos.
Lévy, P. (Ed.) (2000). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
Lévy, P. (2003). A Inteligencia coletiva. São Paulo: Loyola.
Thompson, J.B. (Ed) (2009). A mídia e a Modernidade. Uma teoría social da mídia. Petrópolis: Vozes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Los autores/as conservarán plenos derechos de autor sobre su obra y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia Reconocimiento-SinObraDerivada de Creative Commons (CC BY-ND), que permite a terceros la redistribución, comercial y no comercial, siempre y cuando la obra no se modifique y se transmita en su totalidad, reconociendo su autoría.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet.

