Documentário brasileiro e as identidades em zonas de fronteira

Authors

  • Justina FRANCHI GALLINA Instituto Federal Farroupilha
  • Cássio DOS SANTO TOMAIM Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i143.3640

Keywords:

documentário, representação, identidade cultural, zonas de fronteira

Abstract

O artigo objetiva identificar como o documentário brasileiro de curta e média-metragem representa as identidades culturais em zonas de fronteira, evocando conhecimentos sobre alteridades e diferenças. Para tanto, foram analisados sete filmes dirigidos por realizadores brasileiros de estados fronteiriços com o Uruguai, Argentina, Peru e Bolívia. Os métodos utilizados no exercício interpretativo foram a análise fílmica, pesquisa documental e bibliográfica. A partir da decupagem os documentários foram aglutinados em dois eixos de análise que traduzem diferentes maneiras de representar a fronteira: “Fronteira como lugar de permanência” e “Fronteira como espaço de resistência”. Os resultados colaboram para desencobrir grupos assolados pela violência e também para valorizar os contextos fronteiriços onde o reconhecimento da diferença é constituidor da vida em sociedade.

Author Biographies

Justina FRANCHI GALLINA, Instituto Federal Farroupilha

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atua como Relações Públicas no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi.

Cássio DOS SANTO TOMAIM, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em História. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e em História da Universidade Federal de Santa Maria.

References

Bhabha, Homi K. (2013). O local da cultura. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.

Haesbaert, Rogério. (2008). Dos múltiplos territórios a multiterritorialidade. In: Heidrich, Álvaro; Costa, Benhur; Pires, Cláudia e Ueda, Vanda. (Org.). A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. 1ed.Canoas e Porto Alegre: Editora da ULBRA e Editora da UFRGS, p. 19-36.

Hall, Stuart. (2000). Quem precisa de identidade? In: Silva, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, p. 103-133.

Nichols, Bill. (2013). Introdução ao Documentário. 5ª ed. 2ª reimpressão. Campinas/SP: Papirus.

Ramos, Fernão Pessoa. (2013). Mas afinal... o que é mesmo documentário? 2ª ed. São Paulo: Senac.

Stam, Robert & Shohat, Ella. (2006). Crítica da Imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify.

Published

2020-09-21

How to Cite

FRANCHI GALLINA, J., & DOS SANTO TOMAIM, C. (2020). Documentário brasileiro e as identidades em zonas de fronteira. Chasqui. Revista Latinoamericana De Comunicación, (143). https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i143.3640