Indústria Cultural e capitalismo tardio: Origens da Economia Política da Comunicação no Brasil em Mercado Brasileiro de Televisão

Manoel Dourado BASTOS

Resumen


O presente texto apresenta elementos que apontam o livro Mercado Brasileiro de Televisão, de César Bolaño, como uma abordagem original que merece finalmente o nome de “Economia Política da Comunicação” no Brasil. O livro supera a confusão entre os níveis ideológico e econômico da comunicação e cultura que caracterizava o interesse pelo “lado econômico” da comunicação, principalmente na chamada teoria da dependência e imperialismo culturais. Esses limites se deviam também às fragilidades de método próprias ao pensamento econômico brasileiro. Bolaño encontrou no Departamento de Economia da Unicamp algo que faltava aos estudos de comunicação interessados pelo “lado econômico”: um corpo teórico coeso, com métodos próprios e questões específicas. Assim, Bolaño oferece um conceito de Indústria Cultural adequado ao capitalismo tardio.

Palabras clave


Mercado Brasileiro de Televisão; César Bolaño; indústria cultural; capitalismo tardio

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


Arruda, M.A. do N. (1985). A embalagem do sistema: a publicidade no capitalismo brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades.

Bielschowsky, R. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. (2000). 4ª. ed. Rio de Janeiro: Contraponto.

Bolaño, C. (2015). Sobre a problemática da dependência cultural. En C. Bolaño. Campo aberto: para a crítica da epistemologia da comunicação (pp. 113-147). Aracaju: Edise.

Bolaño, C. (2004). Mercado Brasileiro de Televisão. 2ª. ed. rev. e ampl. São Cristóvão/SE: Universidade Federal de Sergipe; São Paulo: EDUC. [1ª. ed.: (1988) Aracaju: Programa Editorial da UFS]

Bolaño, C. Indústria cultural: informação e capitalismo. (2000). São Paulo: Hucitec/Pólis.




DOI: https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i142.4121

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




Copyright (c) 2020 Manoel Dourado Bastos

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

convocatorias

Es una edición cuatrimestral creada y editada por CIESPAL.
Av. Diego de Almagro N32-133 y Andrade Marín.
Quito-Ecuador.

Síguenos en:

convocatorias

convocatorias

Revista Chasqui 2018
está bajo Licencia Creative Commons Atribución-SinDerivar 4.0 Internacional.