Presidentes de Latinoamérica: problematizando o contexto político e comunicacional da região no conjunto da documentários.

Autores/as

  • Rafael Foletto

Palabras clave:

América Latina, documentário, cidadania, identidade cultural, integração regional

Resumen

Visualiza-se na série de documentários Presidentes de Latinoamérica, exibida em diversas televisões públicas e estatais da América Latina, no sistema comunicativo multiestatal TeleSUR, também disponível na internet, um interessante parâmetro para compreender o cenário contemporâneo da América Latina, a partir das entrevistas e declarações dos chefes de Estado da região. Os documentários investigados se apresentam como relevantes porque oferecem importantes ângulos para se observar as mudanças que vêm acontecendo no continente, igualmente a forma como essas transformações são apresentadas em produtos midiáticos pela série ressaltarem questões como a identidade cultural e a constituição da cidadania comunicativa na região e a construção de ações positivas de integração regional.

Biografía del autor/a

Rafael Foletto

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, Linha de Pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre pelo mesmo programa. Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Ciências Sociais também pela UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção – PROCESSOCOM (CNPq/CAPES/ UNISINOS)

Publicado

2013-06-17

Cómo citar

Foletto, R. (2013). Presidentes de Latinoamérica: problematizando o contexto político e comunicacional da região no conjunto da documentários. Chasqui. Revista Latinoamericana De Comunicación, (122), 103–107. Recuperado a partir de https://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/77