Webjornalismo, jornalismo digital, jornalismo online, convergência jornalística: a trajetória científica brasileira nos últimos 30 anos

Autores/as

  • David Candido dos Santos DAVE Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Paula Melani ROCHA Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Hendryo Anderson ANDRÉ Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i154.4920

Palabras clave:

estudos em jornalismo, convergência jornalística, comunicação, processos jornalísticos.

Resumen

Apresenta-se um mapeamento das pesquisas brasileiras sobre o ecossistema digital e o jornalismo, a partir dos grupos cadastrados no diretório do CNPq desde 1990. Tanto os Programas de Pós-Graduação em Comunicação e suas linhas de pesquisas concentradas em Jornalismo, quanto os três programas de pós-graduação stricto sensu em Jornalismo, comportam grupos preocupados com o desenvolvimento científico e prático do jornalismo via estudos sobre as reconfigurações dos processos jornalísticos, a partir das transformações tecnológicas e comunicacionais. O objetivo do artigo é através de um levantamento bibliométrico expor a cartografia dos grupos e suas características. Observa-se um aumento na criação de grupos a partir dos anos 2000, 36 grupos, e apenas dois grupos até o fim do século XX.

Biografía del autor/a

David Candido dos Santos DAVE, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestrando Bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Com foco nos estudos em Jornalismo ligados as dinâmicas contemporâneas da estrutura, produção, distribuição e consumo do Jornalismo, dando ênfase a Convergência Jornalística na dissertação. Também interessado nas evoluções do campo cientifico e profissional do Jornalismo.

Paula Melani ROCHA, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências Sociais, Professora do Curso de Jornalismo da UEPG

Hendryo Anderson ANDRÉ, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Jornalismo. Bolsista de pós-doutorado (PNPD/Capes) do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Citas

Barsotti, A. (2018). As máquinas não param: o jornalismo em rede na era da convergência de redações. Revista Líbero.

_________________. (17 de agosto de 2023) Aula da disciplina em Rede Jortec-SBPJor, 2023. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Aula ministrada online.

Bronosky, M.. Cabral, L. (2022). 25 anos de teses e dissertações brasileiras sobre jornalismo na internet. E-Compós.

França, V. (2020). Alcance e variações do conceito de midiatização. In: Ferreira et al. Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização. Santa Maria: FACOS/UFSM.

Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.

Latour, B. (2012). Reagregando o social. Uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Bauru, 2012.

Plataforma Sucupira. 2023. Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=31&areaConhecimento=60900008 Acesso em 22/outubro/2023

Salaverría, R. (2019). Periodismo digital: 25 años de investigación. Artículo de revisión. Revista El Professional de la Información.

Zelizer, B. (2019). Why Journalism Is About More Than Digital Technology. In: Digital Journalism, 7:3. 343-350.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

DAVE, D. C. dos S., ROCHA, P. M., & ANDRÉ, H. A. (2023). Webjornalismo, jornalismo digital, jornalismo online, convergência jornalística: a trajetória científica brasileira nos últimos 30 anos. Chasqui. Revista Latinoamericana De Comunicación, 1(154). https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i154.4920

Número

Sección

Monográfico 154. Los vaivenes del periodismo en ecosistemas digitales